+ QUE UMA ELETIVA

por isso essa força
estranha
no ar

Caetano Veloso.


No final de 2023, a coordenação do curso de Letras - Português da Universidade Federal de Alagoas, campus AC Simões, em Maceió,  propôs, ao seu corpo docente, a criação de alguns componentes eletivos a fim de ampliar os campos de discussão já abarcados pelo currículo regular.

Tratava-se, portanto, da possibilidade de suplementar a formação discente via oferta de conteúdos prático-teóricos outros, que fossem inclusive capazes de expandir a própria experiência de uma Licenciatura em Letras.

Em função deste contexto, e de um desconforto particular em relação ao fato de a circulação de arte, nos cursos de Letras Brasil afora, não raro encontrar-se submetida apenas à forma de um objeto de estudo sobre o qual se escreve, assim desperdiçando a potência poética dos coletivos discentes, foi organizada a proposta de uma eletiva: Experimentações Poéticas do Sensível: Teoria, Leitura, Criação.

Porque há poetas nos cursos de Letras Brasil afora, embora os cursos de Letras Brasil afora - contraintuitivamente, ressalte-se - nem sempre sejam espaços abertos de e para poetas.

Deste modo, Experimentações Poéticas do Sensível objetiva acionar um devir-artista em quem diz sim à sua proposta. Ou seja, seu campo de interesse é - aliando estudo teórico de poesia, leitura e criação de poemas - mobilizar o coletivo discente na condição de poetas, o grupo de imediato se reconhecendo ou não nesta palavra.

Para tanto, a eletiva é estruturada como prática constante de poesia: em todas as aulas, poemas a serem lidos; em todos os dias - exceto finais de semana -, poemas a serem escritos e socializados.

Para além de currículos, provas e notas, Experimentações Poéticas do Sensível busca mobilizar o encontro entre vida e poesia: encontro forte, potencializador de alegrias.

E como todo poema merece encontrar o seu público leitor - porque não há poema fechado em si mesmo, preso em silêncio -, dois objetos poéticos resultaram da eletiva: este blog, que documenta um pouco de nossos processos, além de funcionar como um pequeno repositório das produções discentes, e experimentações poéticas do sensível - livro de artistas, antologia pública de parte dos poemas criados ao longo do período 2024.1.

A antologia, devidamente registrada na Câmara Brasileira do Livro, encontra-se disponível para download gratuito neste blog.

Experimentações Poéticas do Sensível se configura como alguma coisa além dos estudos teóricos e críticos que competem a um componente curricular do curso de Letras, seja regular ou eletivo. 

Experimentações Poéticas do Sensível pretende acionar desejos-poéticos; fazer vida e poesia roçarem uma na outra, dar poetas ao mundo. 

Porque o mundo carece de muitas coisas e, entre elas, sem dúvida, de poesia.